top of page

"Que seu 

alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento."

Dieta da USP Original, Como Funciona, Cardápio Completo

Se você quer fazer uma dieta para emagrecer rápido (14 dias), com certeza que já ouviu falar da dieta da USP original.

A dieta da USP original promete uma perda de até 14 kg em 14 dias. Existem várias versões da dieta da USP e ainda mais mitos acerca dela… Um dos mitos é sobre a origem da dieta; ao contrário do que muitos dizem a dieta USP não tem nada com a Universidade de São Paulo.

Alguns testemunhos afirmam perdas de peso de 14 quilos em duas semanas. Apesar de este número ser muito exagerado é possível perder cerca de 7 a 10 kg em duas semanas com esta dieta – mas não é o peso que deseja. 

 

O que é a Dieta da USP?

A dieta da USP original é uma dieta restritiva, com poucos carboidratos e calorias. Prepare-se, se gosta de comer, vai passar sem os seus alimentos favoritos e sofrer um pouco. Esta dieta não é das mais fáceis de seguir, pois são 2 semanas de esforço intensivo.

É importante perceber que a dieta da USP original vai fazer você perder peso e emagrecer rápido – mas infelizmente não vai perder só gordura (numa dieta você deve perder massa gorda, minimizando a perda de água e de massa muscular). 

Esta perda de peso vai ser uma perda de gordura, perda de músculo e perda de água. Nem tudo é queima de gordura e depois de acabar esta dieta vai volta a ganhar peso em água, músculo e gordura.

 

A dieta da USP original emagrece de verdade?

 

A dieta da USP original é considerada uma dieta de emergência para quem quer perder alguns quilos antes de um evento importante (casamento, aniversário, etc). Se quiser perder 5 quilos em 1 semana para ir a uma festa, ou se quiser perder 10 quilos em duas semanas para ir a um casamento pode experimentar esta dieta.

Muitas pessoas tem curiosidade em começar uma dieta restritiva com poucos carboidratos, mas têm medo

 

Dá para emagrecer 10 Quilos com a Dieta da USP?

 

Na internet existem muitos relatos de pessoas a perder peso com a dieta da USP, mas será que estes testemunhos são reais? É possível perder 7, 10 ou 14 quilos com a dieta da USP?

Emagrecer 14 quilos em duas semanas é muito difícil e com a dieta da USP é quase impossível. Esta dieta tem vários problemas: o cardápio é pouco saudável e as regras da dieta podem ser mal interpretadas.

A má interpretação das regras leva a uma taxa de insucesso elevada devido à ingestão calórica excessiva e a ingestão de alimentos pouco saudáveis.

Para perder peso é necessária uma alimentação saudável com um déficit calórico. A dieta da USP não tem um cardápio saudável nem garante o déficit calórico.

Para perder peso é necessária uma alimentação saudável com um déficit calórico. A dieta da USP original não tem um cardápio saudável nem garante o déficit calórico.

Infelizmente existem muitos sites e artigos em revistas a falar de resultados milagrosos de perdas de 14 quilos em duas semanas – resultados irreais. É difícil acreditar neste tipo de relatos sem qualquer fundamento, especialmente com a quantidade de reclamações que podemos ver nos comentários deste artigo.

Além da estimativa da quantidade de peso perdido ser exagerada, esta dieta leva à perda de peso de massa muscular e de água – esta perda de peso não é de gordura, mas continuam a ser relatados como uma perda de peso.

 

A Dieta da USP É Saudável?

 

Uma dieta restritiva deste tipo pode dar problemas para pessoas com certas doenças, especialmente se estiver a tomar medicação para algum tipo de problema de saúde. Muitas vezes os efeitos secundários não são graves mas deve sempre falar com o seu médico antes de fazer uma dieta radical como esta. O médico tem de ver o seu progresso e potenciais mudanças nas dosagens da medicação.

Uma dieta restritiva deste tipo pode dar problemas para pessoas com certas doenças, especialmente se estiver a tomar medicação para algum tipo de problema de saúde. Muitas vezes os efeitos secundários não são graves mas deve sempre falar com o seu médico antes de fazer uma dieta radical como esta. O médico tem de ver o seu progresso e potenciais mudanças nas dosagens da medicação.

Um efeito muito comum da dieta da USP é a diminuição dos níveis de açúcar e glicemia no sangue. Isto é importante para pessoas diabéticas, especialmente as que necessitam de insulina ou medicação. Como as dietas de poucos carboidratos causam mudanças no açúcar no sangue é importante falar com o médico antes de fazer uma dieta para emagrecer deste tipo.

 

Efeitos da Dieta da USP

 

O efeito principal da dieta da USP é o emagrecimento. Tecnicamente isto não é um efeito secundário, mas os efeitos relacionados com a perda de peso incluem a regulação da pressão sanguínea, melhoramento ou desaparecimento de problemas digestivos e melhoramento de problemas respiratórios.

Se estiver tomando medicação para a hipertensão ou pressão alta, um efeito da dieta da USP original é a diminuição da pressão arterial. Assim você deve consultar o seu médico para rever a quantidade ou a necessidade de medicação. 

O mesmo se aplica a problemas digestivos e intestinais, se sentir diferença no melhoramento e desaparecimento dos sintomas o seu médico deve fazer um diagnóstico novo.

Outros efeitos da dieta da USP inclui a diminuição do apetite para açúcares e doces, mais energia, menos inchaço da barriga e menos gases, o seu estômago vai estar melhor, níveis de açúcar no sangue mais saudáveis, menos pressão sanguínea, menos retenção de líquidos e diminuição da percentagem de gordura corporal.

Existem alguns efeitos secundários que não são perigosos, mas podem ser inconvenientes. Estas dietas restritivas como a dieta da USP, na primeira semana pode sentir dores de cabeça, náuseas, tonturas, falta de força e cansaço, fácil irritabilidade e azia.

Há também um conjunto de efeitos que são específicos para as mulheres. Na primeira semana da dieta da USP pode ter mudanças no ciclo menstrual. Este efeito é causado pelo ajustamento do organismo a um novo estilo de alimentação. Os efeitos positivos da dieta da USP original vêm depois, a menstruação é menor e vai ter menos dores e diminuição de outros problemas enquanto está a fazer uma dieta com poucos carboidratos.

Estes efeitos secundários são fáceis de reduzir se beber água suficiente e estiver bem hidratada e dormir bem. Em casos raros estes efeitos secundários iniciais podem durar até 10 dias, mas normalmente duram entre 5 a 7 dias.

 

Cardápio da Dieta da USP completo original

 

Aqui está o cardápio da dieta da USP completo original. Esta dieta tem um ciclo semanal que deve ser feito duas vezes. No 15º quinto dia os dietistas voltam aos seus hábitos normais e é isso que diferencia quem mantém o seu peso novo de quem volta a ganhar o peso ou fica ainda mais gorda.

ATENÇÃO Não recomendamos a dieta da USP por um longo período. Conheça algumas das nossas dietas recomendadas como a dieta da proteína, dieta paleolítica e a dieta do carboidrato. Se seguir a dieta da USP veja as nossas sugestões no fim do cardápio da dieta da usp.

 

Cardápio da Dieta da USP
Nas linhas abaixo, vamos reproduzir o cardápio da dieta da USP original com todos os dias da semana. Nossa intenção não é mostrar como fazer a dieta, mas sim informar como são as refeições na prática. Assim, você pode chegar à melhor conclusão. 

1. Primeiro dia
Manhã: café com adoçante

Almoço: dois ovos cozidos e ervas a gosto

Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade

2. Segundo dia
Manhã: café com bolacha cream cracker

Almoço: um bife grande com salada de frutas à gosto

Jantar: presunto à vontade

3. Terceiro dia
Manhã: café com bolacha cream cracker

Almoço: dois ovos cozidos, salada de vagens e duas torradas

Jantar: presunto e salada

4. Quarto dia
Manhã: café com bolacha cream cracker

Almoço: um ovo cozido, uma cenoura e queijo minas à vontade

Jantar: salada de frutas e iogurte natural

5. Quinto dia
Manhã: café e cenoura crua espremida com limão

Almoço: frango grelhado à vontade

Jantar: dois ovos cozidos com cenoura

6. Sexto dia
Manhã: café com bolachas

Almoço: filé de peixe com tomate à vontade

Jantar: dois ovos cozidos com cenoura

7. Sétimo dia
Manhã: café com limão

Almoço: bife grelhado e frutas à vontade

Jantar: todos os alimentos são liberados, com exceção de doces e bebidas alcoólicas

Observações:
1 - Depois de completar essa série, reinicie a partir primeiro dia e vá até o sétimo. Depois de 14 dias você terá perdido 14 kg. No 15º dia você poderá retornar à alimentação normal.

Dieta da USP Alimentos permitidos

 

Os alimentos permitidos na dieta da USP, além do cardápio, são: agrião, chicória e alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro, mas sem açúcar.

Você não deve trocar os alimentos do cardápio da dieta e nem inverter os horários.

  • Café Preto sem açúcar

  • Açúcar

  • Ovos

  • Ervas frescas e desidratadas

  • Saladas

  • Pepino

  • Frutas

  • Presunto

  • Torrada

  • Legumes como Cenoura, tomate, pepino, vagem

  • Queijo Minas

  • Iogurte Natural

  • Limão

  • Filé de peixe

  • Tomate

  • Biscoito água e sal

  • Verduras como alface, salsão, 

  • Leite e derivados, como queijo fresco e iogurte

  • Ovos

  • Carnes em geral, como frango, peixe ou Bife Grelhado

 

O Que Não Fazer na Dieta da USP

  • Comer refeições extras que não estão no cardápio

  • Beber refrigerantes ou suco de fruta (natural ou embalado)

Depois de completar esta série deve recomeçar do primeiro dia. Quando chegar ao 15º dia acaba a dieta, mas deve melhorar os seus hábitos alimentares para não voltar a ganhar o peso. Se você continuar a com os seus hábitos antigos vai engordar novamente.

Durante a dieta da USP não deve trocar alimentos de dia e não deve trocar a ordem dos dias. A dieta da USP tem o objetivo de acelerar o metabolismo e queimar gordura. Para a dieta funcionar deve seguir o plano com exatidão caso contrário não funciona. Existem muitas dietas para emagrecer por onde escolher.

Se quiser ter melhores resultados com a dieta da USP original deve evitar comer frutas com um índice glicêmico alto. Comer fruta trava o emagrecimento devido à frutose (mesmo pequenas quantidades são prejudiciais) e devido à elevada quantidade de glicose.

A dieta USP não é uma dieta fácil, pois são duas semanas com um plano alimentar muito restritas e a maioria das pessoas com excesso de peso não conseguem fazer uma dieta tão radical. Se não sente confiança para fazer a dieta da USP original comece com uma dieta mais fácil como a dieta da sopa, que também dá resultados rápidos, mas tem a duração de uma semana em vez das duas da dieta da USP.

 

Dieta da USP e o efeito sanfona

 

Vamos falar de uma coisa coisa que aquela palha muita gente que está fazendo a dieta da USP ou que vem tentando emagrecer a um tempo, o efeito sanfona.

Você provavelmente já ouviu falar ou conhece alguém que já passou por isso, o efeito sanfona acontece quando você perde uma grande quantidade de peso mais rapidamente se recupera, não só esse peso com as vezes até também mais peso que você tinha antes, vamos te explicar um pouquinho como ele acontece e  porque ele acontece, e de quebra te mostrar quatro dicas para você saber como evitar este efeito de vai e vem de peso em seu corpo.

Chamado também de ciclo do peso porque você emagrece e engorda. O efeito sanfona acontece porque muitas vezes as pessoas fazem dietas muito restritivas,  dietas que você fica longos períodos sem comer ou que corta grupos inteiro de alimento.

Com o efeito sanfona seu corpo consequentemente faz muito esforço, e com isso você acaba:

  • Perdendo massa muscular

  • Perdendo líquidos e água do corpo

  • Você emagrece mas não perde gordura

Você acaba emagrecendo não por perder gordura e sim por ser basicamente massa muscular e água.

Quando você diminui a massa muscular que tem em seu organismo, você também diminui o metabolismo basal, porque o tecido muscular é muito mais metabolicamente ativo do que o tecido gordo de massa gorda.

Então quando você perde massa muscular o metabolismo diminui muito e às vezes você terminar sua dieta mais magro, mas como o metabolismo mais lento.

 

Quais os problemas causados pelas dietas muito restritivas?

 

As pessoas que fazem as dietas da moda ou ou cortam um grande grupo alimentar ou fazem um jejum por muito tempo não aguentam muito tempo pois não é sustentável pois não é prazeroso.

Naturalmente assim que você chega no seu peso, você acaba comendo o que comia antes, mesmo que seja bem menos o seu metabolismo está bem mais devagar, bem mais lento e naturalmente volta a engordar e assim inicia um ciclo de engordar e emagrecer, o famoso efeito sanfona.

 

E tem casos de pessoas que engordam até mais do que eram antes.

Além disso um grande problema do efeito sanfona é o impacto psicológico que ele causa na pessoa, porque a pessoa começa a achar que emagrecer é muito difícil ou que depois que chegar no seu peso ideal tem que aproveitar porque realmente acha que vai engordar de novo.

Isso causa uma depressão, que causa ansiedade, que faz com que você queira comer e fica esse ciclo sem fim de estresse.

 

5 Dicas para evitar o efeito sanfona

 

01 – Acelere seu metabolismo. Invés de você desacelerar o metabolismo vamos acelerar, como você pode fazer isso? Basicamente com atividades físicas. Você pode fazer exercícios agora se você é sedentário, ou se está em um processo de emagrecimento, incorpora a atividade física no seu dia a dia.

Ganhando massa muscular, você mantém seu metabolismo mais ativo, assim você evita ter o metabolismo lento e evita o efeito sanfona.

02. Como coisas gostosas. Se você elimina completamente da sua vida os alimentos gostosos, a partir do momento q você tem acesso minimamente a ele, você terá compulsão alimentar e você vai comer muito mais do que podia.

03. Veja oq faz você comer tanto. O que faz você comer mais?

 

O stress e a preocupação, ou você é daquele tipo de pessoa que desconta tudo na comida, tanto as coisas boas coisas boas como as ruins e fala: hoje foi um dia difícil vou comer ou hoje tô muito feliz, vou comer!!! Identifique qual seu problema, pois isso faz você ganhar peso.

4. Estabeleça sempre uma meta realista. Se você tem 30 ou 40kg para perder, não queira perder isso em dois meses ou em um mês e meio. 

Se você tem uma dificuldade para perder peso, ou tem uma quantidade grande de peso para perder, estabeleça metas pequenas ao longo do tempo para que você se sinta feliz atingir e não fale: eu nunca vou chegar lá e aí tem recaídas e engorda tudo de novo.

5. Como menos alimentos industrializados. Coma menos carboidratos refinados e processados, açúcar e óleos vegetais e coma mais proteínas de qualidade, gorduras de qualidade, alimentos na sua forma menos processada possível como legumes, folhas etc

 

Fotos antes e depois da Dieta da USP

 

Veja aqui alguns exemplos de pessoas que fizeram a dieta da USP e conseguiram perde

Video sobre a Dieta da USP

 

Assista este videi sobre a Dieta da USP e entenda de uma vez como seguir passo a passo

 

Mais algumas dicas de como emagrecer rápido e com saúde!

  • Consuma alimentos que queimam a gordura, desincham, aumentam a saciedade e aceleram o metabolismo

  • Faça apenas as refeições principais

  • Invista em um prato equilibrado e variado

  • Evite dietas restritivas

  • Beba chás que ajudam a emagrecer

  • Pratique exercícios para queimar a gordura

  • Ganhe músculos

  • Cuidado com as dietas da moda

  • Diminua o consumo de sal e açúcar

  • Preste atenção aos sinais do corpo

  • Fique longe da gordura trans

  • Reduza o consumo de gordura saturada

  • Fique de olho na caloria dos alimentos

  • Beba uma média de dois litros de água por dia

  • Maneire na cervejinha

  • Descubra o seu peso ideal

  • Reduza o consumo diário de calorias

CURTIU? ENTÃO COMENTA!!

bottom of page